Sucesso nos EUA, “vaquinha virtual” chega ao setor de imóveis no Brasil

ipad-820272_640Atletas, pessoas com doenças graves, entre outros, usam o artifício da “vaquinha virtual” visando captar recursos para uma competição ou uma cirurgia por exemplo. Esse método de levantar dinheiro para um fim específico surgiu no Estados Unidos. A ideia é que o colaborador pode contribuir com qualquer quantia e de “grão em grão, enche-se o papo”.

No Brasil, a “vaquinha virtual chega ao mercado imobiliário”. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a incorporadora Vitacon, de São Paulo, captou R$1,279 milhão em 90 dias. O dinheiro é para a construção de um empreendimento na Vila Olímpia, bairro nobre da capital paulista.

O valor mínimo de investimento foi de R$1 mil. Se nenhum apartamento for vendido em 5 anos, a construtora devolve o valor investido com a correção da poupança no período. Na prática os investidores compraram um título, a estimativa é de rendimento entre 13,1% e 17,2% ao ano mais a variação do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

As aplicações são realizadas pela internet e, diferente dos fundos imobiliários, não tem a intermediação de bancos ou corretoras. O valor conseguido foi pequeno perto do custo total da obra, 5%, no entanto, vale destacar a iniciativa pioneira, sendo uma alternativa para as construtoras que sofrem com o crédito em baixa.

Nos Estados Unidos, a vaquinha virtual (em inglês crowdfunding) chegou no mercado imobiliário em 2012. No ano seguinte iniciou-se o processo de regulamentação e neste ano deve movimentar 3,5 bilhões de doláres, segundo dados da Massolution, empresa especializada nesse tipo de financiamento.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Balneário Camboriú – www.imoveisnobalneariocamboriu.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: pixabay.com 

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