A profissão de corretor de imóveis envolve vendas, metas e querendo ou não, esses temas estão conectados com concorrência e competição. É natural que um corretor com melhores resultados sinta-se superior em relação ao profissional com desempenhos piores. Nesse clima competitivo os conflitos aparecem e é preciso tranquilidade para amenizar possíveis brigas sem enfraquecer o ego e a moral dos envolvidos.
Nesse contexto, o altruísmo – capacidade de se colocar no lugar no outro – é fundamental para manter o bom senso. Se algo lhe afeta negativamente, ataque a ideia mas nunca a pessoa. A divergência de pensamentos é positiva, desde que não seja levado para o lado pessoal. O destacado filósofo brasileiro, Mario Sérgio Cortella, orienta as pessoas a prestarem mais atenção nos indivíduos que discordam. “Quem concorda contigo o tempo todo ou não gosta de você, ou não te respeita ou está se preparando para lhe derrubar””, afirma Cortella.
Por isso, os conflitos devem ser observados com sabedoria. De fato, não é bom trabalhar com quem nunca concorda, mas também é ruim ter um colega que não lhe abre os olhos. Deste modo, cabe ao corretor manter uma comunicação certeira com os demais. Entende-se por comunicação certeira, o popular “colocar os pingos nos is”, tratar os problemas com quem os provocam e evitar as fofocas.
Sendo assim, antes de levar o caso para o chefe ou de expor para o grupo, o corretor deve falar com o profissional causador do conflito. Lembre-se, levar o conflito para um terceiro é a forma menos produtiva de solucionar o caso. Todo mundo possui defeitos e virtudes, esse entendimento o torna mais compreensivo e disposto a melhorar as relações profissionais. Pense nisso!
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba – presente em mais de 270 cidades do Brasil.
Corretor de imóveis, conheça nosso portal e tenha seus imóveis no melhor lugar!
Créditos da imagem: Pixabay.com
Deixe uma resposta