Nos últimos meses o Governo Federal anunciou medidas para estimular o mercado imobiliário. O Programa “Minha Casa, Minha Vida” sofreu ajustes, os benefícios para quem usar o FGTS foram ampliados e a Caixa Econômica Federal diminuiu os juros para o setor. Nesse contexto, os preços dos imóveis tiveram uma desvalorização real de mais de 5% em 2016.
Com as melhores condições importas pelo Governo e com os preços em baixa, esse é o momento ideal para comprar um imóvel? A resposta depende das peculiaridades econômicas de cada comprador, porém, para auxiliar na decisão, segue alguns argumentos favoráveis e contrários a aquisição imediata.
Preço
O preço é o principal argumento favorável para a aquisição de um imóvel hoje. Os preços dos imóveis apresentaram uma queda real nos últimos anos e, com as medidas mencionadas no primeiro parágrafo, a tendência é de valorização no segundo semestre. Quem não comprar um imóvel hoje, pagará mais caro amanhã.
Descontos
O mercado imobiliário ainda passa por dificuldades e quem tem dinheiro leva vantagem na negociação. Se os preços não estão altos, saiba que você pode reduzi-los ainda mais. Os descontos podem chegar em até 30% do valor do imóvel. Para isso, você precisa ter ao menos 40% do preço total disponível para pagamento à vista. Ou seja, se você está com o dinheiro parado, não perca essa chance e compre um imóvel hoje com excelentes condições.
Juros
Nos últimos meses os juros para os financiamentos imobiliários baixaram e alguns acreditam que esse é o momento de aproveitar a oportunidade. Por outro lado, outros acreditam que os juros vão diminuir ainda mais e é melhor esperar melhores ofertas. Hoje a taxa Selic varia perto de 13% e a expectativa é de baixá-la para apenas um dígito ainda neste ano. Todavia, o comprador pode negociar uma taxa de juros favorável e assim não seria necessário esperar essas supostas mudanças.
Confiança
Como falar em confiança com 12% de desempregados no país. O medo de perder o emprego assola a maioria dos brasileiros. Por isso, a possibilidade de ficar sem renda é o principal argumento contra a aquisição de um imóvel hoje. De qualquer forma, não haja por impulso, antes de tomar uma decisão sobre a compra ou a não compra da casa própria, analise com frieza todas as possibilidades, boa sorte!
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba – presente em mais de 270 cidades do Brasil.
Crédito da imagem: br.freepik.com
Deixe uma resposta