Copa das Confederações estimula mudanças no mercado imobiliário

Em 2013, a Copa das Confederações será realizada no Brasil, entre os dias 15 a 30 de junho. Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro serão as cidades sede do evento. A competição, preparatória para a Copa do Mundo, já interfere no mercado de imóveis das seis capitais onde acontecerão os jogos.

Em Fortaleza, corretores de imóveis utilizam o evento na estratégia publicitária. “Muitas pessoas estão colocando suas próprias casas para alugar durante a competição”, declarou o corretor Marcelo Porto, 32 anos, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

É comum encontrar nos anúncios da internet a mensagem: “aluga-se apenas para a Copa das Confederações de 2013”. Outros já são mais ousados e também oferecem o imóvel para a Copa do Mundo de 2014. “Se você gostar de local, também já pode reservar para o próximo ano”, sugere o anúncio.

Nesses locais, o número de imóveis disponíveis para locação está crescendo a cada dia, o que aumenta a demanda de trabalho para os corretores. “Para nós isso é bom, já que agora temos mais opções para oferecer aos turistas”, declara o corretor do Recife, Fernando Viana, em entrevista ao Portal Terra.

Em muitos casos a comunicação entre corretor e cliente pode ser um empecilho. “Já recebi uma ligação de um turista italiano, não foi fácil chegar num entendimento, o e-mail foi à salvação”, contou Fernando. Recomenda-se aos corretores das cidades onde terão jogos, que aprendam pelo menos o inglês e o espanhol, assim não correm o risco de perder um negócio por falhas no idioma.

Outra dificuldade encontrada pelos corretores, são os valores estipulados pelos proprietários. Animados com os eventos, algumas pessoas não aceitam a dica do corretor e tentam empurrar o imóvel por valores fora do mercado. Em Fortaleza, por exemplo, para o período da competição (15 dias), o aluguel de um imóvel pode chegar a até R$100 mil. Vale lembrar que nem todo esse tempo terá jogos no local e, geralmente, o valor do aluguel não ultrapassa 2% do valor total do imóvel.

Para o tesoureiro do Conselho Federal das Corretoras de Imóveis, Armando Cavalcante, os valores abusivos em Fortaleza podem prejudicar os lucros com esses eventos. “A inflação vai prejudicar o trabalho dos corretores, por que o aluguel cobrado está mais caro que a estadia em um hotel. Qual a lógica disso? Ganhar uma casa em um mês?”, criticou, em entrevista ao jornal Diário do Nordeste.

William Cruz – Atua no setor de comunição da POW Internet, empresa responsável pelo www.PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal para alugar imóveis em Curitiba | iCuritiba.com, presente em mais 200 cidades do Brasil.

créditos da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios