Como lidar com clientes e colegas estressados

homem-de-negocios-novo-serio-que-olha-o-relatorio-financeiro-parecer_1150-832A pressão do dia a dia tende a deixar as pessoas nervosas e o estresse atinge em cheio quem não desenvolveu a inteligência emocional. Lidar com esse perfil é um grande teste para a paciência. Felizmente, existem técnicas eficazes para sair da “saia justa” com os nervosinhos de plantão.

Não discuta por mais de 2 minutos

Pessoas estressadas acham culpados e não soluções. Portanto, não perca tempo debatendo com elas. Seja direto e evite o confronto, assim você evita as lamentações.

Foco no futuro

Direcione a atenção do estressado para o futuro e não para o passado, assim, você se defende e cessa o ataque emocional. E o melhor, você torna uma conversa negativa em produtiva e todos ganham.

Se faça de bobo

Parece uma dica estranha, mas funciona. Corretor de imóveis, quando um cliente ou um colega ter uma atitude desagradável, finja que o assunto não lhe diz respeito. Deixe o próximo despejar a insatisfação sem fazer parte dessa loucura. Assim será mais simples para resolver o que realmente faz diferença.

Não ordene, instigue a reflexão

Frase como “pare de fazer isso ou aquilo”, “você deve ser assim”, soam desagradáveis e estressam o ouvinte emocionalmente abalado. Se quiser dar um conselho, sugira mudanças com perguntas amigáveis, por exemplo, “você já pensou em fazer isso? O que aconteceu?

Por fim, ajustar a postura para amenizar os efeitos de uma pessoa com pouca inteligência emocional não é uma tarefa simples. Nesse caso o corretor de imóveis faz um trabalho semelhante ao de um “coaching”, direcionando o colega ou cliente para uma postura positiva. Boas vendas!

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba –  presente em mais de 270 cidades do Brasil.

Corretor, não se estresse e anuncie com Portais Imobiliários.

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