O levantamento do índice FipeZap do segundo trimestre de 2016 foi positivo para o setor imobiliário. A pesquisa apontou que, apesar das dificuldades ainda existentes, os clientes estão um pouco menos pessimistas com o mercado.
Entre os entrevistados com intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses, 70% consideram os preços caros ou muito caros. No primeiro trimestre a porcentagem era de 73%. Entre os que compraram um imóvel em 2016, 53% consideram os preços altos, queda de 4% na comparação com o número registrado no primeiro trimestre.
Além disso, esse é o terceiro trimestre consecutivo que diminui o percentual de clientes crentes numa queda dos preços. Atualmente, 51% dos entrevistados acreditam numa redução real dos preços em curto prazo. Já 49% têm a expectativa de que os preços, ao menos, acompanhem a inflação.
Não há como negar que o cenário geral ainda é de pessimismo, no entanto, essas informações indicam uma tendência de melhora e os corretores de imóveis já podem enxergar uma luz no fim do túnel.
Outros dados curiosos do levantamento: o percentual médio de descontos nos últimos 12 meses, contados entre julho de 2015 e julho de 2016, foi de 9,4%, o maior patamar já mencionado. Do total de compradores, 40% são investidores, o menor percentual registrado, isso significa que a maioria dos compradores estão em busca da casa própria.
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Colombo – www.imoveiscolombo.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.
Crédito da imagem: shutterstock.com
Deixe uma resposta