Atender um cliente estressado é natural na carreira de corretor de imóveis. A primeira missão do corretor é não entrar na “pilha” do cliente. Ou seja, manter a calma é fundamental para reverter um quadro complexo. O estresse do possível comprador tem um motivo, que pode ou não ter relação com o setor imobiliário.
Portanto, deixe a pessoa falar, escutar o desabafo gera sintonia entre cliente e corretor. Coloque-se no lugar do indivíduo e faça sinais positivos, como se concordasse com suas reclamações. Use um tom de voz baixo para a comunicação, falar alto instiga ainda mais o estresse de quem está nervoso.
Ao se comunicar com um cliente nervoso, finja ter mais pessoas envolvidas no diálogo. Essa mudança de perspectiva gera um impacto emocional em quem está estressado. Clientes verbalmente abusivos tendem a recuar nesse momento. De todo modo, nunca leve uma discussão para o lado pessoal e se o cliente o fizer, ignore e volte a explicar o tema do ponto de vista profissional.
Por fim, sempre deixe claro ao cliente qual é o próximo passo. Essa sensação de controle do futuro deixa a pessoa tranquila e preparada para um próximo contato.
Mais clientes em Almirante Tamandaré
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A dica de um veterano nesta área é que não se atenda clientes estressados, existem muitos clientes menos estressados, cliente estressado é atraso de vida e na maioria das vezes só rendem dor de cabeça.