A pressão do dia a dia tende a deixar as pessoas nervosas e o estresse atinge em cheio quem não desenvolveu a inteligência emocional. Lidar com esse perfil é um grande teste para a paciência. Felizmente, existem técnicas eficazes para sair da “saia justa” com os nervosinhos de plantão.
Não discuta por mais de 2 minutos
Pessoas estressadas acham culpados e não soluções. Portanto, não perca tempo debatendo com elas. Seja direto e evite o confronto, assim você evita as lamentações.
Foco no futuro
Direcione a atenção do estressado para o futuro e não para o passado, assim, você se defende e cessa o ataque emocional. E o melhor, você torna uma conversa negativa em produtiva e todos ganham.
Se faça de bobo
Parece uma dica estranha, mas funciona. Corretor de imóveis, quando um cliente ou um colega ter uma atitude desagradável, finja que o assunto não lhe diz respeito. Deixe o próximo despejar a insatisfação sem fazer parte dessa loucura. Assim será mais simples para resolver o que realmente faz diferença.
Não ordene, instigue a reflexão
Frase como “pare de fazer isso ou aquilo”, “você deve ser assim”, soam desagradáveis e estressam o ouvinte emocionalmente abalado. Se quiser dar um conselho, sugira mudanças com perguntas amigáveis, por exemplo, “você já pensou em fazer isso? O que aconteceu?
Por fim, ajustar a postura para amenizar os efeitos de uma pessoa com pouca inteligência emocional não é uma tarefa simples. Nesse caso o corretor de imóveis faz um trabalho semelhante ao de um “coaching”, direcionando o colega ou cliente para uma postura positiva. Boas vendas!
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba – presente em mais de 270 cidades do Brasil.
Corretor, não se estresse e anuncie com Portais Imobiliários.
Crédito da imagem: br.freepik.com
Deixe uma resposta