Capital estrangeiro prejudica mercado imobiliário do Reino Unido

Londres é uma das cidades mais elegantes do globo, suas belezas peculiares atraem turistas de todo o mundo. Essa paixão dos estrangeiros traz inúmeras vantagens, no entanto, vem causando problemas ao mercado imobiliário do Reino Unido. Em 2012, 85% das compras de imóveis de alto padrão foram feitas com capital estrangeiro. De acordo com a entidade civil “Civitas”, o governo tem permitido a estrangeiros endinheirados enriquecer ainda mais à custa de um boom imobiliário local. As informações são do jornal britânico The Guardian.
Em 2013, o mercado imobiliário do Reino Unido valorizou 5,5%. Esse aumento, ocasionado principalmente pela intervenção dos especuladores estrangeiros, faz com que milhões de cidadãos britânicos fiquem sem condições de comprar imóveis. De acordo com o estudo dos Civitas, dois terços das casas compradas por pessoas de fora do país não foram adquiridas para a ocupação do proprietário, mas sim como investimentos.
Na área central de Londres, apenas 27% dos imóveis novos teriam sido comprados por cidadãos britânicos. O restante foi vendido para investidores de Singapura, Hong Kong, China, Malásia e Rússia. Outro problema está no desiquilíbrio de construções. Atraídas pelo capital de outros países, as construtoras estão investindo em imóveis de luxo, deixando um déficit na construção de imóveis populares.
A organização da sociedade civil publicará uma proposta para dificultar a compra de imóveis por pessoas de fora da União Europeia. Algo parecido já acontece na Austrália, lá o estrangeiro só consegue comprar um imóvel se comprovar que a aquisição resultará na construção de outros imóveis.

William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em João Pessoa | imoveisJoaoPessoapb.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.

Crédito da imagem: free digital photos.

About Portais Imobiliarios