Várias vezes por dia o corretor de imóveis é envolvido por pensamentos negativos que o distrai do seu objetivo principal. São questionamentos sem razões coerentes para existirem. No entanto, eles permanecem firmes e são a causa de um mau humor injustificado. Por não haver uma solução evidente, o corretor empurra o problema, se isola dos demais colegas e acaba dominado pelo sentimento de infelicidade.
Deste modo, a agilidade emocional tem o propósito de ajudar na resolução dos conflitos internos do indivíduo. Essa agilidade na emoção faz o profissional relacionar seus valores com as situações do dia a dia. Por exemplo, todo mundo não gosta de uma tarefa x ou y. O profissional com uma emoção ágil justifica esse esforço como um meio para um fim maior e reverte a negatividade interior.
Já o profissional sem agilidade emocional fica irritado nessas ocasiões. Por mais que ele não externe a rejeição com a atividade, a negatividade se mantém presente e prejudicará seu desempenho. Afinal, fazer uma atividade com má vontade é tão ruim quanto não fazer.
Não confunda inteligência emocional com agilidade emocional. Inteligência emocional está relacionada com o autocontrole. Na prática, é pensar antes de agir para manter saudável a relação com os demais. Já a agilidade emocional refere-se a si próprio e tem o propósito de resolver os conflitos internos do indivíduo. Na basta se dar bem com os outros, é preciso sentir-se bem.
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