Quando se trata de mercado imobiliário, as mulheres estão com uma representatividade cada vez maior. A presença feminina é destacada tanto na atuação profissional, quanto na clientela. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, do total de contratos de financiamento habitacional firmados em 2013 no país, 39% foi assinado por mulheres.
Vale destacar que o levantamento consideração apenas os contratos em que elas se apresentaram como titular do negócio. Certamente, o público masculino não ousaria negar que, na maioria dos casos, a palavra final sobre a compra de um imóvel vem da mulher. Para você, corretor (a) de imóveis, é preciso entender algumas diferenças entre o público masculino e feminino visando um atendimento ainda melhor.
Detalhes
Sim, as mulheres são mais detalhistas. Projeto arquitetônico, itens de lazer, localização, opções de planta e atendimento. Nada passa despercebido para o público feminino.
A falsa valorização da cozinha.
Esse conceito machista está ultrapassado. Cozinha e área de serviço não são itens decisivos para a compra de um imóvel. Em geral as mulheres querem imóveis fáceis de limpar.
Segurança e conforto para os filhos
Elas se preocupam mais com os pequenos do que eles, por isso averíguam com muito mais precisão o entorno e os itens de segurança do imóvel. “Onde meu filho vai brincar” é uma pergunta que precisa ser respondida rapidamente, sem um local apropriado à negociação está encerrada.
Negociação boca a boca
Mulheres também compram imóveis para investir. Para elas uma boa indicação vale mais do que qualquer frase dita pelo corretor. Se o profissional atender bem uma mulher, é natural que alguma amiga dela apareça solicitando informações. Uma estimula a outra criando um efeito “bola de neve”.
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Maceió | guiaimoveismaceio.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.
Crédito da imagem: free digital photos.