Se em 99,9% dos locais do mundo, o setor de imóveis é estimulado. Na China, a situação é oposta. Neste país, a variação dos preços é gigantesca e o governo tenta domar o mercado imobiliário a todo custo. Isso porque, nas maiores cidades do país, os preços dos imóveis dobraram nos últimos anos.
Como consequência, os altos valores fazem com que muitas unidades fiquem vazias. Na China, há muitos investidores que compram imóveis na esperança de aproveitar a valorização. Esse perfil não aluga, nem ocupa o local, simplesmente espera uma negociação lucrativa.
Por isso, o governo limitou os empréstimos hipotecários e tentou limitar a compra por pessoas que já possuem um imóvel. Além disso, investiu bilhões de dólares na construção de imóveis acessíveis para a população. Agora, em mais uma medida radical, o governo chinês estuda adotar o imposto predial. Com essa taxa, os investidores estariam desestimulados a deixar os imóveis vazios.
Aproximadamente, 25% da produção econômica chinesa tem relação com o setor de imóveis. Por isso, o governo tenta, de todas as formas, estabilizar o setor. Vale ressaltar que o governo local proíbe muitos investidores de retirarem o dinheiro da China, isso faz com que esses investidores despejem seu dinheiro no setor de imóveis.
O momento certo para comprar um imóvel em Curitiba
Se na China existe uma “bolha imobiliária”, no Brasil o cenário é oposto. Com a recuperação econômica, esse é o momento certo para comprar um terreno em Curitiba. Isso porque, a tendência de valorização para os próximos anos. Quem comprar hoje, lucrará amanhã.
Deixe uma resposta