Quem trabalha com o público deve ter um vocabulário correto.Os ruídos na comunicação geram desconfiança, fator prejudicial em uma negociação. Comprar um imóvel é a realização de um sonho para muitas famílias, você deixaria esse momento tão importante nas mãos de alguém que sequer consegue falar corretamente?A resposta parece lógica.
Os erros de linguagem nem sempre ocorrem por falta de conhecimento da língua portuguesa, mas também pelo nervosismo ocasionado por outros problemas, como a insegurança e o despreparo, por exemplo. Se você, corretor de imóveis, enfrenta dificuldades nesse sentido, estude e adquira conhecimento para ter mais confiança. Porém, se a questão ainda não for resolvida, um curso de oratória pode ser bastante útil.
Do ponto de vista prático, evite expressões como “aham”, “humm”, “e daí”, “tá”, “ééé” e o clássico “né”. Você não imagina como isso pode irritar o ouvinte, no caso, o comprador. A mensagem que você está tentando passar sofrerá com essas interferências e o cliente não a interpretará de forma correta.
Se você tem problemas de dicção, o seguinte exercício pode melhorar a qualidade da sua voz. Diariamente, logo após acordar e também sempre um pouco antes de um atendimento, repita várias vezes em volta alta a expressão: “hummm aaaaa, hummm ééé, hummmm iiiii, hummm óóóó, hummmm uuuuuuu”. Flexione bem a boca durante o exercício. A sua voz ficará mais solta e você se comunicará melhor. Boa sorte!
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de Imóveis Florianopolis |ImoveisFlorianopolisSC.com, presente em mais de 260 cidades do Brasil.
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