O preço dos imóveis é um assunto debatido pelos profissionais do setor e também pela população. Realmente, estaria caro comprar um imóvel no Brasil? Existe uma inflação imobiliária brasileira? O blog de nome bem sugestivo, estamosricos.blogspot.com.br, defende essas hipóteses questionando a economia brasileira.
No site é possível visualizar a imagem de um imóvel a venda por determinado valor em algum país de primeiro mundo. Na imagem seguinte aparece um imóvel brasileiro sendo vendido pelo mesmo preço do anterior, localizado na Europa ou nos Estados Unidos. A diferença de qualidade é grotesca, na comparação entre os dois, o imóvel brasileiro causa espanto.
Imóveis de qualidades semelhantes também são comparados e, mais uma vez, o Brasil leva a pior. Um imóvel nos Estados Unidos com três quartos, aquecimento, garagem, sacada, pátio, área de lazer, custa R$1,2 milhão na cidade de Chicago. No Brasil, em Brasília, um imóvel parecido custaria R$2,1 milhões, pouco menos que o dobro.
Questões econômicas também são abordadas na publicação, “se o custo com a mão de obra no Brasil é menor do que nos Estados Unidos, porque a diferença de valores entre os imóveis é tão assombrosa?”
Evidentemente outros fatores contribuem para tal situação, como por exemplo a lei de oferta e demanda, os altos impostos no Brasil, questões históricas, entre outros. Contudo, os argumentos apresentados são válidos e servem para estimular a reflexão sobre o tema. Afinal, qual o cliente que nunca o questionou sobre essa situação? Portanto, quanto mais informações, mais esclarecedora será sua opinião para os compradores.
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Matinhos | imóveisMatinhos.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.
Créditos da imagem: free digital photos.