O corretor de imóveis angaria clientes na rua, na internet, nos feirões, mas pode esquecer do local onde tem a maior probabilidade de fechar uma venda, na sua rede de contatos, o famoso networking. A chance é maior porque o corretor já possui um relacionamento com o cliente, a fase da confiança é automaticamente superada. Tudo bem, mas por onde começar?
No primeiro momento, classifique todas as pessoas com quem você se relaciona, de acordo com a esfera de contato. Por exemplo, família, amigos da escola, da faculdade, do trabalho, do futebol, da praia, entre outros. Cuidado para não esquecer ninguém.Em seguida, avalie se algum dos seus contatos tem interesse e pode comprar um imóvel. A sugestão agora é observar os relacionamentos. Alguém dessa lista deve estar pensando em casar e quem casa, quer casa. O efeito contrário também serve, os divórcios também são responsáveis pela movimentação do mercado imobiliário.
Na prática, a sua rede de contatos é muito maior do que você pensa. Cada pessoa que você conhece e classificou no primeiro momento, pode lhe abrir um leque ainda maior de contatos e conexões. Por esse motivo, mesmo que alguém não queria comprar um imóvel, converse sobre o assunto com esse indivíduo; ele pode indicar você para os próprios amigos.
Portanto, invista no networking, ative esse grande nicho de mercado. Porém, cuidado para não ser chato, se não sentir uma brecha para falar de imóveis, não insista. No máximo ofereça um cartão e fale algo do gênero: “se precisar de algo do setor imobiliário, estou à disposição”. Boa sorte!
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Imóveis em Campo Mourão – imoveiscampomourao.com presente em mais de 260 cidades do Brasil.
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