Feedback é um assunto complexo, porém, importante na vida de qualquer profissional. Para o corretor de imóveis é importante aprender conceitos com corretores mais experientes e também é positivo dar algumas dicas para quem precisa. No entanto, é preciso cuidado na hora de informar a pessoa sobre como sua atuação é percebida, um feedback mal feito pode criar uma crise de relacionamento.
Cabe ressaltar também que quem dá feedbacks desenvolve sua capacidade de liderança. Porém, tenha cuidado para fazer um feedback justo. Por exemplo, não deixe a opinião geral sobre determinada pessoa definir o seu julgamento sobre uma questão específica. Isso evita “perseguições” inconscientes. Por exemplo, você pode até não gostar do corretor de imóveis X, porém, digamos que ele faça positivo.
Acredite na tendência de melhora e leve isso em consideração no momento de omitir uma opinião.
Também leve em consideração uma média maior de tempo. Por exemplo, se um corretor de imóveis fez boas vendas durante dois anos seguidos, caso ele venha a ter uma queda nos últimos três meses, não o critique no feedback, faça o lembrar do que fazia antes para recuperar o sucesso já alcançado. Sendo assim, avalie a média e não exagere na valorização do curto prazo.
Por fim, tente buscar as explicações do rendimento, seja ele positivo ou negativo. Às vezes creditamos valor a um resultado sem considerar as circunstâncias que o causaram. Apenas depois de entender os motivos é possível fazer uma avaliação justa e produtiva sobre a atuação do corretor de imóveis. Pense nisso e boas vendas!
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliarios.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal na cidade de Curitiba – presente em mais de 270 cidades do Brasil.
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