Chegou a hora de declarar bens e rendimentos para o Governo Federal. A declaração do Imposto de Renda necessita cuidados para evitar à malha fina da Receita. A respeito dos imóveis, qualquer negociação ou reforma realizada no ano de 2013 deverá ser informada. Todos os detalhes deverão estar detalhados no formulário. Para você, corretor de imóveis, é natural que o cliente faça algumas perguntas sobre esse assunto e é de interesse estar bem informado.
Regras gerais:
- A escritura de aquisição serve como base para declarar o valor de um imóvel no Imposto de Renda;
- Dados do vendedor, localização do imóvel, valor total do negócio, forma de pagamento, tudo deve ser mencionado;
- Se a escritura não estiver em mãos do proprietário, deve-se utilizar o documento de promessa de compra e venda;
- Nos casos de financiamento ou consórcio, basta declarar os valores pagos em 2013, não o valor total do imóvel ou da carta;
- Heranças e doações também precisam serem informadas;
- Imóveis comprados por duas pessoas que não são casadas oficialmente: namorados, noivos, precisam ser declarados individualmente. Cada um declara o quanto desembolsou pela aquisição desde que esse percentual esteja estipulado no contrato de compra, do contrário, cada um declara a metade do valor;
- Os casados podem declarar um imóvel em uma única declaração, basta a outra pessoa informar que os bens comuns estão na declaração do marido ou da esposa.
- Quem vendeu um imóvel deve informar preenchendo o anexo do ganho de capital. Nesse documento será necessário informar quem comprou, por quanto, a data e o valor do imposto pago na transação.
- Sobre reformas e benfeitorias, é preciso informar no campo “Discriminação” do bem. O valor total pago será preciso ser descrito. Lembrando que nesse campo só deve ser informado os valores como possibilidade de comprovação: recibos e notas.
William Cruz – Colunista do PortaisImobiliários.com.br uma rede de portais de imóveis, como o portal de imóveis em Divinópolis | imoveisdivinopolis.com, presente em mais de 250 cidades do Brasil.
Crédito da imagem: free digital photos.